quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Estudo Bíblico

RELAÇÕES HUMANAS SEGUNDO AS ESCRITURAS
Autor: Pastor Aroaldo de Oliveira

ApresentaçãoTodo ser humano é importante e tem o seu valor.
Quando pensamos em relações humanas, pensamos exatamente na importância que tem o homem e o quanto precisa ser admirado como uma criatura perfeita, segundo a imagem e semelhança de Deus; trata-se de um magnífico ser pensante, cuja sensibilidade normal, tende para o bem, este busca sempre viver em grupo.
Assim é a tendência generalizada da espécie, todo homem procura participar de um grupo, buscando integrar seus conhecimentos, seus esforços e sua força a favor da sustentação ou evolução do seu grupo. O exemplo dessa realidade se percebe nas torcidas esportivas, nos seguimentos religiosos, nos eleitores e defensores dos seus partidos. Assim notamos inúmeros grupos formados de homens defensores de suas idéias numa coletividade. Conclui-se que, as opiniões partidárias se dividem em grupos, os times futebolísticos são vários, as seitas e seguimentos religiosos se apóiam em filosofias divergentes, mas os grupos não se dissolvem.
A importância do homem se percebe exatamente pelo seu valor gregário e sociável.
Tomando esse conhecimento por base, é preciso acreditar que é possível um convívio perfeito de um grupo sustentado pela comunicação, baseado nas virtudes e sensibilidade deste ser especial. É preciso investir nessa capacidade natural que o homem tem, de se associar a uma organização, pois ele tem a facilidade de assumir o objetivo do grupo a que se integra, de se sujeitar às regras e defender a sua visão específica, suas doutrinas e filosofia. No popular é o que podemos dizer: Ele veste a camisa do seu time.
Porém há uma série de detalhes que precisamos avaliar e esclarecer para uma relação bem sucedida. Muito embora o homem por natureza procure viver em grupo, contudo, precisa observar uma série de fatores que irão facilitar o seu convívio com os grupos de sua opção, afim de não ser uma pedra de tropeço no meio e nem tão pouco, um membro improdutivo.
Precisamos de esclarecimentos acerca da natureza humana sobre a mente saudável, sentimento sincero, controle de temperamento e da comunicação contínua e inteligível. Enfim, todo conjunto de regras que podem estabelecer e nutrir uma excelente relação coletiva e o sucesso de qualquer grupo que se dispõe ao aprimoramento do convívio com inteligência, cordialidade e acima de tudo, maturidade.
Relações humanas bem sucedidas exigem duas coisas básicas do aluno, entendimento para detectar exatamente onde estão os distúrbios da personalidade humana e, maturidade, para se manter o equilíbrio e sabedoria, para reconstruir e para manter as alianças com as pessoas.
Relações humanas é a ciência que busca melhorar as condições psicológicas do indivíduo para interagir harmoniosamente com seus semelhantes, melhorando seu relacionamento com o meio ambiente.

Objetivo da lição:
Através de respaldos bíblicos, esta matéria tem como objetivo, revelar a importância da unidade e promover uma aliança perfeita entre os homens, na sociedade, na família e no corpo eclesiástico. Pois além de proporcionar importantes conhecimentos na área da boa relação com as pessoas, essa lição surge com o intuito de despertar e influenciar o aluno a uma consciência genuína de fraternidade, amizade e respeito ao próximo. Contribuindo assim, com a estrutura individual e principalmente a unidade no corpo de Cristo.


A Importância deste estudo:
Pode-se dizer que, o maior propósito de Deus para a sua igreja é a unidade. A ênfase dos escritos a respeito de relacionamento entre os discípulos de Jesus visa a construir a unidade. O mandamento de Jesus no sentido de nos amarmos uns aos outros tem como alvo que todos sejamos um. Veja no evangelho de João 17:21-23.
Porém, a maior busca do adversário (Satanás) eterno inimigo de Deus, é dividir e proporcionar inimizades, guerras e conflitos no mundo. Visto que, infelizmente, devido a limitação humana, o inimigo tem tido êxito nessa terrível investida, pois semeando a desigualdade, o preconceito e competições entre os homens, torna impossível, a paz, o amor, e a união. Isso, para não alcançarem, uma só fé, num só entendimento e comunhão para com o único Deus. De modo que o desentendimento pragmático de conceitos, religiosidade e outras idéias divergentes, fazem o povo se perder no mundo das heresias e se distanciar do único plano de salvação que há muito, Deus trouxe-nos através de Jesus Cristo, aquele que é o caminho, a verdade e a vida.
Não devemos jamais ignorar a triste realidade das malignas ações que causam um tremendo estrago nas relações humanas, também através das acusações, calúnias, traições, fofocas e intrigas.
Jesus denomina Satanás de mentiroso e homicida desde o princípio:(João 8:44). Foi exatamente isso que ocorreu e ainda ocorre no mundo, pois a morte, a mentira e o engano, causaram e ainda causa um grande estrago na raça humana que, está nas trevas do pecado e dividida em seus conceitos para divisão e destruição. Porém a luz da verdade há de brilhar mais forte pela dedicação de um povo comprado e purificado pelo sangue de Cristo, um povo de boas obras e que ama a Deus. Vivamos na esperança de que, um dia, o mundo tomará conhecimento de um povo regido pelo Espírito sob o resplendor de Sua luz. Pois somente essa luz é que nos levará à plena comunhão coletiva.

... Se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. (I João 1:7).
Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo (I João 2:10).

As pessoas que se ocupam com o publico, assumindo responsabilidades junto a um grupo, uma organização ou em qualquer movimento onde reúne certo número de pessoas, requer que elas sejam amáveis e dotadas de uma mente saudável e com os seus valores padronizados a um estilo de vida sociável, comunicável e mantenedor de uma boa e construtiva relação.
Em se tratando de dar um bom testemunho cristão, se faz necessário ter uma boa postura, na igreja, na escola, no trabalho, em qualquer lugar do seu convívio e, sobretudo, na família.
A importância desse estudo é de um valor considerável e indispensável para nos tornar verdadeiros discípulos de Cristo, humildes, pacificadores, agradáveis e perfeitos filhos de Deus.


CAPÍTULO I
A principal virtude para estrutura das relações

(O amor verdadeiro)

Texto áureo:
Com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito, pelo vínculo da paz. (Efésios 4:2 e 3)

Texto básico:
I João 3:18 - Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
4:7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
4:8 - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
4:11 - Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
4:12 - Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
4:13 - Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
4:16 - E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
4:20 - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
4:21 - E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
Mateus 5:44 - Eu, porém vos digo: amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.
5:45 – Para que sejais filhos do Pai que está no céu; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre os justos e injustos.
5:46 – Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
5:47 – E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
5:48- Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.

1 - O amor como prática da lei
A Palavra de Deus menciona o amor como a base fundamental das relações construtivas entre os homens que acreditam e buscam nas escrituras sagradas, o sentido da vida, e o seu sustento.
Disse Jesus: Nisto sereis conhecidos como meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (João 13:35)
Será inútil uma grande dedicação na área de evangelização sem que estejamos envolvidos pelo amor ao próximo, mesmo porque, se não conseguirmos amar o próximo, difícil será amar o que se encontra distante. Amar é cumprir a lei de Deus: Rm.13: 8-10:
A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
Portanto, se queremos agradar a Deus, estejamos dispostos a obedecer a sagrada lei do amor. Oremos para que Deus venha nos dotar de tal capacidade.

2 – O amor como inspiração
O texto de Mateus 4: 44 – 48 apresenta claramente que, o amor à ser praticado, trata-se de uma anulação do próprio sentimento humano, ou seja, o modelo de amor apresentado significa vencer as injurias e as ações inimigas, fazendo uso da compaixão, na missão de salvar os que se fazem nossos adversários. Portanto, o amor à ser praticado, não pode ser baseado na reação de nossa alma, mas sob as virtudes e sentimento de Cristo.
Vale lembrar o que Jesus deixa claro a respeito do verdadeiro amor, pois não se trata de uma soma de atitudes para retribuições dos agrados. Independentemente das ações agradáveis que nos favoreçam ou nos importune, o verdadeiro amor precisa existir em nosso ser, como alicerce espiritual, mantenedor de uma relação capaz de conquistar qualquer pessoa que esteja no desamor, para que seja livre da condenação no dia do juízo.
Precisamos entender que o verdadeiro amor, não se trata de uma intenção limitada no conhecimento humano, mas de um sentimento inspirador que nos envolve a prática do bem, promovendo a paz e a unidade.
O tipo de amor imposto por Cristo, permite-nos a observar a nossa incapacidade, de modo que devemos apelar ao Pai pela inspiração desse amor. Do contrário, continuaremos ainda naquele limitado sentimento de retribuições e apenas gestos de gratidão.

3 – O amor derramado pelo Espírito Santo
Para não nos sentirmos frustrados na tentativa das práticas de um tão virtuoso e perfeito sentimento que Deus exige de nós, entendamos que o amor procede do Espírito de Deus:
... o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm 5:5)
Estejamos certo de que tal inspiração e capacidade para a prática desse amor vêm do Espírito de Deus: I João 4:12, 13,16. A Palavra de Deus nos revela muito claramente que o amor procede do Espírito, apresentando também preciosas virtudes que um homem pode ter sob a influencia do Fruto do Espírito.
Em primeiro lugar, observe a consideração do Apostolo Paulo a respeito do amor:
I cor. 13: 4-7 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Uma analise sobre um tão especial estilo e comportamento cristão, baseado nesta colocação do Apostolo, percebe-se que se trata de uma ação extraordinária, fora do comum; verdadeiramente além da capacidade humana. Em segundo lugar, ao examinarmos a carta aos Gálatas 5:22 também notamos que, Paulo descreve acerca do fruto do Espírito, ou seja, um conjunto de preciosas virtudes que revelam a característica do Espírito de Deus que podem compor a vida humana num estilo de comportamento sociável, agradável, amável, permitindo ao homem dar testemunho de Cristo eficazmente.
Virtudes essas que faz com que o homem viva numa apreciável harmonia com Deus, com as pessoas e consigo mesmo.
Quando em I Cor. 13 é apresentado o que significa o verdadeiro amor, em Gálatas 5:22 e 23, é apresentado semelhantes virtudes como o fruto do Espírito, tratando-se exatamente de uma vida virtuosa de comportamentos equilibrado e satisfatório.
Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
Observe que o apostolo descreve:

O amor é sofredor, de fato o amor se revela na dor e faz parte do fruto
O amor é benigno, a benignidade faz parte do fruto.
Não se irrita, a mansidão faz parte do fruto.
Não busca seus próprios interesses, o autocontrole (temperança) faz parte do fruto.
Não se regozija com a injustiça, a bondade faz parte do fruto.
Mas se regozija com a verdade, o gozo faz parte do fruto.
Tudo sofre, tudo suporta, a paz faz parte do fruto.
Tudo crê, a fidelidade faz parte do fruto.
Tudo espera, a longanimidade faz parte do fruto
De acordo com a coincidência das virtudes que compõe o Fruto do Espírito, chegamos à conclusão de que, Deus é amor e a capacidade de amar procede do Seu Espírito.
Note:... Se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. (I João 4:12 e 13)
De modo que, ficamos convencidos de que o genuíno amor nasce dentro de nós sob a essência do Espírito.

4 - Para receber o verdadeiro amor
Em se tratando de que o referido sentimento precisa ser como uma prática espontânea em nossas vidas, precisamos reivindicar tal preciosidade com a disposição de adquirir uma vida cristã saudável, no empenho de tal exercício no dia a dia em nossas relações com as pessoas. Na compreensão de que esse amor precisa ser uma essência viva enxertada em nosso ser, procuremos então abrir mão de nosso egocentrismo. Vamos renunciar a solicitude, desejos e paixões carnais, acima de tudo, às razões que contraditam as verdades bíblicas.
Quando o homem busca nascer de novo pela renúncia do ego, e busca se aproximar mais de Deus através da oração, as chances de alcançar e viver o verdadeiro amor são maiores.
Jesus disse que, quem guarda os seus mandamentos, tem amor por ele e será amado pelo Pai, e alcançará a plenitude da vida: João 14:21. Somente guardando a Palavra a essência desse amor será real em nós.

CONCLUSÃO:
Esclarecidos da necessidade de amar o semelhante, conservemos a paz e cumprindo assim, a lei de Deus. Enfim, estudar Relações Humanas segundo as escrituras, significa adquirir sensibilidade e maturidade cristã, para que sejamos bons conservadores da aliança entre os homens e vivamos em harmonia com todos, sustentando assim, uma plena comunhão com o Pai de amor.
Deus te abençoe grandemente, onde além do entendimento, venha prover à você, a espiritualidade indispensável para a manutenção desse amor divino e precioso e do crescimento de nossa família cristã.


CAPITULO II

Personalidade X ComplexidadeA estrutura de uma personalidade

Texto áureo:
E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)Texto básico:
Romanos 12: 9 - O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.12:10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros;12:11 - não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;12:12 - alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;12:13 - comunicai aos santos nas suas necessidades, e segui a hospitalidade;12:14 - abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis;12:15 - alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;12:16 - sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos;12:17 - a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.12:18 - Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
12:21 - Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Apresentação:
Em se tratando de obtermos capacidades para um convívio fraterno com as pessoas, há uma grande necessidade de aprendermos sobre nós mesmos, nossas limitações, detectar as coisas desconexas, descobrir o que devemos mudar e em que podemos melhorar. De antemão, vamos observar uma coisa: Nenhum relacionamento humano é perfeito, porque o ser humano é cheio de defeitos. A medida com que um indivíduo muda como pessoa, suas relações também são alteradas. Ele pode melhorar ou piorar.
Se o interesse do leitor é melhorar seu comportamento, a medida do conhecimento ampliará o seu rol de amizades e obterá saúde em suas relações de um modo geral.
Quando tratamos do assunto sobre relacionamento, obviamente pensamos em amizade, respeito e fraternidade. Temos a nossa atenção inteiramente voltada para o êxito de uma coletividade e de uma harmonia com as pessoas que nos cercam.
A verdade é que, está sobrando literaturas, cursos, manuais e inclusive treinamentos especiais em empresas, sobre Relações Humanas. Empresários e diretores sérios, investem todo tipo de informação para um belo trabalho em equipe, despertando o cooperativismo, comunicação e cordialidade. Tudo que seja para proporcionar produtividade pela dinâmica e entrosamento de seus funcionários, afim de obter muitos lucros.
Tecnicamente é um investimento que traz retorno, visto o interesse individual de seus funcionários, mas o essencial fica a desejar quando não se adquire o conhecimento sobre o comportamento humano. É muito importante adquirir conhecimento acerca de si mesmo. Se faz necessário buscar alcançar uma vida estruturada para formação de vínculos.

1 –O mundo e a personalidade padrão
A personalidade humana normalmente esta posicionada com as normas do mundo. Sobrevive e caminha de acordo com o padrão da sociedade, assumindo o rítimo dos seus usos e costumes padronizados. Acompanha o modismo e os estilos de comportamentos, se preenche de toda filosofia da secularidade, Qualquer indivíduo que sai desse padrão, não é normal. Neste caso, quando um cristão se assume como um homem espiritual, baseado em Rm.12:9-21, passa a ser anormal aos olhos da sociedade. Isto, porque a visão do mundo não acompanha a qualidade e o padrão de vida espiritual que a bíblia sugere ao ser humano. Parece que amar cordialmente, honrar as pessoas, fazer o bem, ter alegria e paciência em tempo de tribulações e principalmente abençoar os que nos perseguem, e jamais amaldiçoar. Enfim, um conjunto de coisas que fogem a norma do mundo do homem natural.
Quando na carta aos Romanos o apostolo Paulo apresenta uma série de qualidades e virtudes que melhore a nossa relação com as pessoas, o objetivo maior é melhorar a nossa personalidade. Razão pela qual ele diz: ...não sejais sábios aos vossos olhos.(Rm12:16 b). Uma personalidade só pode mudar se os seus olhos não estiverem fixados na própria razão. Portanto, se faz necessário permitir que o conhecimento de Deus renove a nossa mente e nos envolva à uma transformação.


2 – Renovação do entendimento
Ao nos deparamos com a expressão de imposição que diz: Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, percebemos que o entendimento no processo de apuração e renovação, pode mudar a nossa vida. Claramente a Palavra sugere que não concordemos com a decadência social e a deturpação dos valores nesse mundo.
Não vos conformeis, significa que, não devemos ser conforme, nem tão pouco se neutralizar sobre os distúrbios sociais do século, mas se dedicar ao aperfeiçoamento a medida do conhecimento de Deus, que segundo a sua graça, nos enriquece com a sua sabedoria.
O homem pode mudar. Sua personalidade pode se moldar a personalidade de Cristo; pode perder o temperamento impulsivo; pode se transformar pelo novo entendimento. Desde que admita uma extrema necessidade segundo a Palavra de Deus: ... Necessário vos é nascer de novo. (João 3:7)
Compreendendo e assumindo esta necessidade dentro de si, a sua vida certamente vai entrar num processo de metamorfose, mas se faz necessário discernir com exatidão o assunto a respeito da personalidade humana. Algumas verdades irão ajudar para certas mudanças, sendo que somente uma vida espiritual fará de nós, pessoas como novas criaturas, agradáveis e equilibradas.

3 – Definição de uma personalidade
A personalidade humana possui a faculdade emocional e racional, com o poder de escolha e decisão. Pensa, sente, age, reage; pode chorar e sorrir pode falar ou calar, pode unir ou se afastar, como também pode construir ou destruir.

Personalidade é a soma de conhecimentos adquiridos pelo individuo, que influi e determina o seu comportamento. Incorpora-se também à personalidade, todas as experiências negativas. Isto é, qualquer decepção, ingratidão, rispidez, ou ato emocional. Tais experiências podem ser esquecidas e deixar marcas profundas no inconsciente, cujos reflexos poderão explodir a toda hora nas atividades diárias, por meio de atitudes incompreensíveis e injustificáveis, levando o indivíduo a entrar em conflito com o meio ambiente.
(Relações humanas – Portal da Harmonia Social – autor: J.F. Ruchid)

A verdade é que, a personalidade do ser humano, normalmente, sempre deseja se posicionar de modo construtivo e agradável em sua relação com as pessoas, mas que infelizmente o desequilíbrio emocional e psicológico, por uma série de fatores, impede a sua boa relação e aliança com as pessoas.
Existem pessoas que conseguem caminhar com uma boa amizade durante muitos anos; amizade com marcas de bons momentos fraternos e afetivos e muita confiabilidade, mas que de repente um momento apenas de desencontro interrompe tal relação. O respeito, a honra e lamentavelmente aquelas trocas de confidências durante a amizade, ficam comprometidas. A estúpida ação carnal de intolerância, pode desequilibrar os sentidos normais e bloquear a mente para um raciocínio adequado, de modo que, entra o sentimento de repudio, vinganças e ameaças. Uma fatalidade pode ser gerada por alguns minutos de estranheza, que por sua vez conseguem interromper estupidamente uma relação amiga de décadas. Triste, mas essa história se repete todos os dias no convívio da humanidade. Existem reações tão absurdas do comportamento humano, que é possível que um pequeno desencontro gere prejuízos irreparáveis e até mortes.
A sociedade não possui bases que possam reverter esse ritmo de desencontros, uma vez que, a sociedade é composta de homens limitados educacionalmente, também debilitados pelo ambiente do seu convívio. Por exemplo: Se por acaso em algum lugar do passado, homens e mulheres foram maltratados, vivenciaram situações de conflitos e aterrorizadoras, se tornaram pessoas psicologicamente prejudicadas. Na verdade a personalidade humana é desenvolvida de acordo com o meio em que vive na infância e adolescência.

4 - O desenvolvimento da personalidade humana
A personalidade básica é formada desde a infância, pois o homem cresce absorvendo pelo seus sentidos todas as coisas do mundo físico que o cerca. Sim, o homem é produto do meio ambiente. De modo que os defeitos e distorções de personalidades denunciam o tipo de educação recebida.
Na verdade o homem não pode escolher o tipo de ambiente que contribua para a formação de sua personalidade. Ele não escolheria jamais ambientes que não fossem sadios e capazes de propiciar uma boa educação. Muito pelo contrário, certamente se pudesse optaria por um ambiente que lhe trouxesse saúde interior para um comportamento adequado.
Por esta razão, como podemos condenar alguém pelas ações errôneas, como sendo tal pessoa, voluntariamente pervertida? Precisamos ser justos e nunca ignorar o possível ambiente prejudicial do seu passado. Com certeza as pessoas que cometem fatalidades, são vítimas da má formação.

Considere isso para a formação de seus filhos: Se durante o desenvolvimento inicial na fase da curiosidade e aprendizado, onde são os primeiros passos para o amadurecimento, o ambiente do convívio da criança for problemático, a sua personalidade, sem dúvida será problemática, porém se crescer num ambiente agradável e educativo, a sua personalidade com certeza será agradável e de intenções construtivas. Neste caso, é você que decide.

5 -Entendendo a complexidadeEntre o saber e o sentir:
Até que ponto tomar conhecimento do que é certo, não é tão significativo do que ser tomado pelo sentimento de zelo construtivo? O ser humano é assim, um animal racional, mas quase sempre de um comportamento desgovernado e complexo. Sabe o que quer, mas quer o que não sabe, ou seja, pode ser inconseqüente na sua escolha, pode ter opção sem lucidez. É capaz de construir um sonho e ao mesmo tempo destruir uma realidade, pode construir uma realidade destruindo sonhos.
Na terra, o ser humano é a armadilha dos seres da própria espécie. Por isso, a necessidade da vida interior é uma extrema necessidade. Pelo fato de que, a inspiração divina exerce o controle da mente e do comportamento desse ser que só sabe, mas que não sente, ou que sente, mas que ainda tem muito que aprender. Em sua complexidade, o seu comportamento se contradita com o seu conhecimento. Conhece o bem e pratica o mal, conhece o amor e o ódio é que impera, conhece o caminho certo preferindo trilhar no errado, conhece a sua incapacidade e dependência, mas improvisa forças para independência.
Há uma luz, luz do conhecimento e do verdadeiro sentimento, mas o homem optou para escuridão e bloqueou o seu entendimento, porém a luz brilhará mais intensamente, a medida em que dentre essa raça perdida, um a um se aproximar da verdade e refletindo a luz de Cristo, o resplendor iluminará o mundo e o amor como a maior das virtudes, dominará os corações, então seremos seres tratados e dignos sob a influência da graciosa inspiração e do poder de Deus.

6- Desarmonia interior
Existe uma perturbadora desarmonia no interior humano que o leva as contradições de sua inteligência, enfraquecimento do seu caráter e indefinição de sua personalidade. Essa é a guerra entre o saber e o sentir – o crescimento teórico e a indisposição da prática.
Nenhum ser humano normal, quer viver nesse conflito psicológico da ilusória vontade, contra as regras da verdade. A maior gravidade não está na realização da prática errônea, mas na contradição das regras. A alma não aceita os comportamentos irracionais, não suporta o fracasso das informações que são verdades, sendo bloqueadas pela força dos carnais desejos. A alma rejeita ser dominada pelo descuido infrene da deformidade humana. Ela se abate debaixo do confronto entre a carne e o espírito, quando o domínio da vontade é superior ao conceito da verdade.
Nenhuma alma aceita a complexidade dos seus comportamentos perdidos entre os sentidos e as razões. Ninguém quer viver em meio as ações e reações indecifráveis. A obscuridade para a mente racional gera sofrimentos. O homem é um ser que quer apagar as interrogações; vive em busca das respostas, rejeita a obscuridade e a tudo que seja confuso ou duvidoso. Só que há uma contínua luta no seu interior entre o instinto carnal e a consciência espiritual, sob a luz da verdade. Ao aproximarmo-nos de Deus, vencerá a luz da verdade. Deus está disposto a nos dá sabedoria e a lúcida compreensão da vida.

Vamos observar a respeito da compreensão humana:
Compreensão tem três fases distintas a saber:

1 – Compreensão provisória – baseada em suposições pela experiência dos sentidos
2 – Compreensão satisfatória – baseada na apuração dos fatos
3 – Compreensão definitiva – baseada na conclusão e discernimento sem margens de dúvidas

Vejamos:
1ª - Compreensão Provisória
Exemplo: Uma pessoa está na sala. De repente ouve um ruído vindo da cozinha, parecido com um objeto de louça que acaba de quebrar. Pela experiência anterior, de fatos iguais que já presenciou, pela semelhança, supõe que um prato caiu e quebrou; isso é uma compreensão provisória.
Obs. Corremos riscos quando tiramos conclusões, baseadas em coincidências de fatos.
2ª - Compreensão Satisfatória
Exemplo: Após a compreensão provisória, com base na semelhança do barulho, procurando investigar se de fato está certo, resolve ir à cozinha. Verifica, então ao chegar ao local, observa que não se trata de um prato quebrado, mas uma travessa quebrada, compreende satisfatoriamente o fato acontecido.
Obs. A atitude de apuração é necessária para se evitar equívocos.

3ª - Compreensão Definitiva
Exemplo: Assim que a pessoa chega a cozinha e observa a travessa caída e quebrada, também procura se aprofundar a respeito do ocorrido, procura examinar os detalhes para se certificar do que aconteceu realmente, verificar o que levou a travessa a cair. Após tomar conhecimento de todos os detalhes, a pessoa obteve a compreensão definitiva do fato ocorrido.
Nada melhor satisfaz tanto a vida humana do que o esclarecimento pleno, bem apurado numa justa definição.

7 –O bem estar pela capacidade mental:
É importante compreender que toda a dificuldade de construir, interagir e se comunicar, procede das mentes bloqueadas, além das personalidades feridas. A mente humana é a maior responsável pelo sustento e equilíbrio social. Vamos observar a importância de nossa capacidade de pensar:

7.1 - Raciocínio
Raciocinar é fazer uso da razão, a capacidade mental de assimilar uma ciência.
A compreensão dos fatos se processa pelo uso do raciocínio. Aliás, muito mais do que analisar um fato, o raciocínio identifica os sons e objetos, busca compreender situações, discernir movimentos, investigar, observar e procurar soluções de problemas e respostas do dia a dia.
O raciocínio pode ser dedutivo e indutivo

Raciocínio dedutivoÉ a análise do fato para se tirar conclusões. Observamos o fato e deduzimos a conseqüência.
Raciocínio de análise sugestiva

Raciocínio indutivoÉ a analise do fato em busca da causa. Não há causa sem efeito.
O ocorrido logicamente deve ter uma causa.
O raciocínio que examina do fato a causa antes de deduzir.
Raciocínio de análise conclusiva.
Com efeito, tanto a desarmonia interior, como a desarmonia social pode ser interrompida de acordo com a mente saudável, sem o risco de palpites, argumentos, suposições ou compreensões indefinidas. A batalha da mente humana contra as interrogações, é uma batalha sem trégua e sem fim, devido ao fato de que o raciocínio do homem vive numa busca insaciável de dados. Uma guerra contínua contra as dúvidas nunca deixará de existir.
Baseado no crescimento intelectual, o homem aumenta a sua capacidade de raciocínio de modo a equilibrar as emoções e controlar as reações instintivas, ou pelo menos minimizar os conflitos interiores.

Não esquecendo de uma importante observação médica e cientifica: Os conflitos podem gerar dificuldades orgânicas. A verdade é que, a mente sufocada pelas obscuridades da vida, faz o mau funcionamento no organismo, podendo proporcionar: Derrames, ataque cardíacos, úlcera nervosa, gastrite, dores de cabeça, dificuldades respiratórias, etc.

7.2 – A inteligência humanaA inteligência é a faculdade que revela a diferença entre o homem comum e do homem evoluído. Inteligência não é propriamente a capacidade de reter conhecimentos, e sim, o uso desses conhecimentos devidamente manipulados pelo raciocínio, para solucionar problemas e melhor interagir com o meio ambiente.
A capacidade de memorizar, armazenar conhecimentos, não significa possuir inteligência, mas a pratica do que se possui. Não com argumentos dinâmicos sob a influencia de sua vaidade, e sim com habilidade atrativa e construtiva.
Saber usar os conhecimentos retidos na memória, isto sim, é inteligência. Por um outro lado, existem habilidades maliciosas com aspecto de inteligência, mas que não podem ser comparadas com ações inteligentes, mesmo que sejam muito bem manipuladas pelo raciocínio, visto que as intenções são maldosas e não construtivas. Então teoricamente foi um plano inteligente, muito bem calculado e programado, mas na realidade, não passa de um ato premeditado, voltado para o mal, um plano que deve ser encarado como inconseqüente e desprovido de inteligência. Tudo que não tem parte com a razão sob um são juízo, é tolo e desprezível.
A inteligência de um homem sempre será perceptível pela demonstração de conhecimento que edifica, porém se o mesmo, usar do conhecimento para demonstração de força, certamente que tal indivíduo será visto como um sujeito tolo, inconseqüente e de um curto raciocínio.
Enfim, somos chamados para vivermos de modo construtivo; voltados para a valorização da vida, com temor de Deus e sob a inspiração do Seu amor; em busca da harmonia social, num convívio aprazível a todos, com paz, amor, honras e respeito ao próximo e em comunhão com as pessoas que nos cercam, na igreja, no trabalho, na escola, no bairro, etc. Objetivando o progresso do Reino de Deus com a proliferação do evangelho vivo e eficaz, que pode moldar a personalidade humana à personalidade de Cristo. Não podemos esquecer que, nenhuma personalidade pode mudar, se não se aperceber de tal necessidade, pelo que, todas as informações da inteligência bíblica que vem do Espírito Santo, só funciona se tais informações forem absorvidas pelos nossos sentidos, além do nosso intelecto. Portanto, sejamos humildes e rendemo-nos à essa necessidade de um comportamento exemplar como verdadeiros filhos de Deus, cuja mente se encontra renovada e a vida se transformando.

Conclusão:
Agora reconhecendo que a mente humana ao entrar num processo de renovação pelo conhecimento de Deus, pode promover uma transformação em nossas vidas e nos fazer conhecer, qual seja a boa, agradável, e a perfeita vontade de Deus. Não vamos perder tempo em viver apenas de modo superficial em busca de memorizar a ciência bíblica, mas vamos nos render a exposição de toda a verdade revelada para a nossa edificação e só para o nosso bem.
Obviamente, requer que examinemos a nossa vida interior para detectar os males do nosso comportamento, além de nos livrar dos traumas que são marcas do passado. É necessário excluir os males detectados em nosso ser, abrir mão de nossa razão e se apossar da verdade que liberta (João 8:32).
É importante não esquecer do seguinte detalhe:...Não sejais sábios aos vossos olhos.(Rm.12:16 b). Abrindo mão da razão humana, permitirá uma transformação de modo gradativo na tua vida, pelas riquezas da sabedoria e do conhecimento de Deus. Tua personalidade se transformará de glória em glória.


CAPÍTULO III
Sabedoria para unidadeQuando a sabedoria do alto é superior aos temperamentos humanos

Texto Áureo:
Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. (Tiago 3:17)

Texto básico: Tiago 3:1-18
1- Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo.2- Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo.3- Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo.4- Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro.5- Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia.6- A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno.7- Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano;8- mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal.9- Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.10- Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim.11- Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?12- Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce.13- Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria.14- Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.15- Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.16- Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.17- Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.18- Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz.

Apresentação:
A verdade é que, os desencontros estão sempre presentes numa organização, seja ela qual for. Pois uma organização é formada de homens que possuem temperamentos diferentes. Às vezes a comunicação fica a desejar. Os pensamentos distintos, as vontades e as reações totalmente distintas, ainda que os objetivos sejam os mesmos. O maior problema é como conduzir as coisas sem estranhezas durante a caminhada para se atingir as metas e se alcançar o alvo, a que a organização se propõe. Infelizmente as relações são nocauteadas pelas circunstâncias que repentinamente surgem. Isto devido ao despreparo emocional e temperamental dos membros da mesma organização.
Nossa reação é muito mais emocional do que racional, nesse caso, busquemos a sabedoria do alto.
1 – Comportamentos perdidos
Infelizmente, a vaidade, a prepotência, a soberba e a auto-suficiência, têm prejudicado muitas pessoas e muitas organizações. O pior é que sempre o individuo acometido por esses males, não percebe a sua deficiência, nada construtiva no meio coletivo. Embora haja um ditado que diz que: O pior cego é aquele que não quer ver, todavia o homem arrogante e altivo, não consegue enxergar de jeito algum, a síndrome satânica que se manifestou em sua vida. Procura de todas as formas ser o destaque no meio dos demais, sem nenhuma consciência de sua debilidade de comportamento desagradável.
Sintomas como:

Exibicionismo – Precisa de alguma forma aparecer e encantar, mesmo percebendo a resistência de muitos. É capaz de ser abandonado e ficar só, mas não desiste de sua prática.

Auto-suficiente – Não aceita ser ensinado, corrigido, advertido e nem auxiliado; procura ser independente em suas atividades.

Superioridade – Se considera maior que os demais, mais inteligente, mais capacitado e não economiza elogios para sua própria auto-estima.

Autoritarismo – Tem ânsia de governo, não sabe ser subordinado, tem sede de liderar e humilha a quem resiste ser seu aliado.

Crítico acusador – Se promove através das falhas alheias, ressalta os erros dos demais, ocultando os próprios erros. Critica e condena sem piedade, não exerce crítica construtiva.

Egoísmo – Busca seus próprios interesses, não se importa com os sentimentos alheios, vive em função de si mesmo, prefere tirar proveitos a cooperar com fraternidade com os irmãos.

Dissimulador – Numa Sutil influência, está sempre a procura de aliados, tem habilidades na comunicação, possui álibis e argumentos para justificações ardilosas e intenções maliciosas. É um predador eficiente, consegue influenciar as pessoas ingênuas, como prezas desprovida de maldade.

Inveja - Não suporta está em segundo plano, não aceita que o seu potencial perca o destaque e a sua posição se sinta ameaçada por alguém que esteja crescendo.

Competição- Quer prestar serviço, não exatamente pelo compromisso assumido, mas para dizer que fez enquanto outros não fizeram, sua intenção, não é para ter a alegria do êxito no seu trabalho, mas para a demonstração de sua competência diante dos incompetentes.

Pessoas assim, na verdade são portadoras de uma doença gravíssima na alma, pois se trata de uma doença indolor, o pior é que, não permite o doente reconhecer a gravidade do seu mau. Incrivelmente, ele não consegue perceber o quanto se encontra prejudicado interiormente, até mesmo se alguém tentar orientá-lo, se sentirá ofendido e não vai aceitar de modo algum. Ele só sentirá o agravo dessa doença pela conseqüência dos seus atos. Perceberá as perdas, perceberá o afastamento das pessoas, o abandono dos amigos, o vazio, a solidão e a reprovação de Deus. Sem contar com as frustrações que hão de surgir de todos os lados. Isto, porque a bíblia diz:
... Cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (I Pedro5:5)
Quando o apostolo Tiago escreveu:
Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo.(Tiago3:1). Ele deixou claro para nós, a seriedade que é está comprometido com as verdades bíblicas. Pesa em nossos ombros um peso grande de responsabilidade, por se tratar de ser muito mais que um mero ensino qualquer. Tiago procura dar uma sacudidela naqueles irmãos que fazem do ensino uma prática exibicionista de uma falsa santidade, pelo que certamente irão pagar muito caro no dia do juízo que por sua vez Deus fará com muita severidade. Por isso, deve existir um despertamento na vida daqueles que dão mais importância a sua tola vaidade, do que se preocupar em reverenciar e temer a Deus diante de Sua verdade.
Na verdade essa relação de defeitos danosos apresentados vem de uma manifestação negativa dos que possuem um temperamento colérico. Infelizmente existem defeitos humanos que precisam ser consertados, mesmo que tenhamos recebido o plano de salvação, mesmo que nos tornemos filhos de Deus integrados a uma denominação. É por isso que em Provérbios 4:18 diz que: A vereda do justo é como a luz da aurora, vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito.
Existem defeitos quase impossíveis de serem eliminados, porém, em se tratando do Deus dos impossíveis, vamos conhecer o nosso temperamento, detectar os nossos defeitos, nos aproximar do altar e confessar as nossas debilitações e assim, receber a cura da alma.

2- O desequilíbrio pelas emoçõesPois todos tropeçamos em muitas coisas... (Tiago 3:2)
Com certeza estamos sempre tropeçando, e na maioria das vezes, tendo reações que prejudicam demais a nossa vida.
Tropeçar em muitas coisas significa, cometer muitos erros. Erros dos quais proporcionam o desequilíbrio e por conseqüência, a queda.
Sabemos que, o que causa os tropeços de nossa vida é exatamente o desequilíbrio emocional por uma série de fatores. Por isso, a necessidade de que sejamos tratados em nossa vida interior é extrema, para que haja o equilíbrio de nosso temperamento. Nossos impulsos precisam ser dominados, pois geralmente a nossa primeira reação quando injuriados, se manifesta pela boca. Usamos palavras que podem detonar com as nossas relações. Um temperamento tomado pelo descontrole emocional pode trazer alguns estragos através de palavras torpes, maldizentes, ofensivas, humilhantes ou de ameaças. Ninguém de uma personalidade normal e durante o período de equilíbrio, planeja guerrear alguém, mas o mal existe, as provocações existem, os distúrbios existem e os males dos temperamentos que ainda não foram detectados ainda existem.
Vejamos como podemos equilibrar e sustentar a nossa relação através de dominar o nosso temperamento: Em primeiro lugar, não vamos confundir personalidade com temperamento, vamos entender que uma personalidade possui temperamentos e os temperamentos podem ser equilibrados dependendo da formação da personalidade. Em segundo lugar, um temperamento, trata-se de um comportamento específico geneticamente diagnosticado. Cada pessoa possui um ou mais temperamentos. Vamos entender também que a necessidade de detectar os tipos de temperamentos é pelo fato de se conhecer e exercer domínio sobre suas reações, impedindo assim, as manifestações dos específicos defeitos.

3 - Conhecendo os Temperamentos
A origem: Segundo os estudo da psicologia acerca dos temperamentos, Hipócrates (460 a 370 a.C.), é chamado de Pai da Medicina. Sem dúvida, ele foi o gigante do mundo médico da antiga Grécia.
O mundo antigo estava cônscio das grandes anomalias de comportamento, mas entendia que se tratava das intervenções dos deuses. A Grécia possuía muito fascínio na devoção de deuses e mitos, não se buscava a compreensão dos estranhos comportamentos humanos na ocasião. Hipócrates, porém se opunha ao conceito do sobrenatural, defendia a idéia de uma orientação biológica e assim desenvolveu a teoria dos quatro temperamentos. Hipócrates fez com que a medicina passasse a se preocupar com os problemas psiquiátricos, além de desenvolver explicações básicas das diferenças de temperamento das pessoas. Muitas de suas descrições de fenômenos psicopatológicos permanecem válidas até os dias atuais e como base na área da psicologia. Visto a exatidão de suas observações e a capacidade de registrar cientificamente as conclusões que chegava. Ele observou, examinou e distinguiu os quatro temperamentos como: Sanguíneo, Melancólico, Colérico e Fleumático. Revelando suas qualidades e defeitos. Vejamos:

Os temperamentos embora distintos, notamos as semelhanças no tocante as duas faces que possuem, ou seja, cada temperamento manifesta qualidades e defeitos. Alguém pode se apresentar com modos cordiais, generosos e super educado, demonstrando virtudes aprazíveis. Isto não quer dizer que não possua um temperamento que pode revelar defeitos contrários a sua simpatia e cordialidade.
Às vezes uma personalidade sofre constantemente alterações de comportamentos, manifestando qualidades e em seguida, defeitos. De modo que observando o seu tipo de qualidade no comportamento e o analisando bem o seu tipo de comportamento defeituoso, vai chegar a um veredicto em relação ao seu tipo de temperamento, podendo assim melhorar em suas ações sob o domínio da verdade, que por sua vez, possui um poder libertador.
É preciso considerar que, tanto as verdades bíblicas como a verdade sobre a vida interior em sua debilidade nos ajuda por demais no processo de libertação do qual precisamos. Esteja certo de que, a ciência sobre si mesmo é de suma importância para se adquirir equilíbrio e força sobre suas fraquezas. Ninguém busca se livrar daquilo que não incomoda. A verdade sobre si mesmo precisa incomodar de modo que deseje melhorar a sua vida e o seu temperamento. Preferindo muito mais viver as qualidades resistindo os indesejáveis defeitos.


4- Traços dos temperamentos
Ninguém escolhe o tipo de temperamento que quer ter, estamos falando de uma identificação dos comportamentos que cada pessoa possui. São traços de um perfil específico que é perceptivo numa personalidade. Aliás, uma pessoa pode ter um ou mais tipo de temperamento. Deus nos criou do jeito que Ele, somente Ele sabe como devemos ser.
Há homens apresentados nas histórias bíblicas e história geral, que são de vários traços, e nos detalhes de comportamentos desses grandes homens, observamos um ou mais tipos de temperamentos. Filósofos, músicos, reis, presidentes, oradores, construtores, líderes e grandes mestres, são personagens que se destacam na imortalidade literária. São homens normais, porém são homens, cuja personalidade externou de modo aguçado seus temperamentos. Notamos na história bíblica, o temperamento sanguíneo do apóstolo Pedro, o fleumático de Abraão, o colérico de Paulo e o melancólico de Moisés, Elias, Isaías, Daniel, Jeremias, Jonas, João Batista e até dos apóstolos João e Tomé. Enfim, há vários personagens bíblicos melancólicos. Também na história geral notamos, tanto os defeitos coléricos de Hitler, que por sua vez quis dominar o mundo, como as qualidades sanguíneas e fleumáticas de Mahatma Ghandi, que buscou ser um mensageiro da paz; também as qualidades melancólicas do Rev. Martin Luther King, que buscou conscientização sobre a discriminação racial. Exatamente por existir temperamentos distintos, foi e é possível o desenrolar de um progresso no mundo. Se somente existissem os sanguíneos, o mundo pararia no primeiro contratempo; se somente os coléricos, o mudo se destruiria na primeira revolta; se somente os melancólicos, o mundo correria o risco de só viver lamentando pelas negativas circunstâncias e se só existissem os fleumáticos, devido a natureza calculista o mundo seria mergulhado na frieza e não seria mobilizado as realizações imediatas de suas necessidades. A verdade é que, dificilmente um temperamento subsiste dentro do seu equilíbrio e de suas qualidades ininterruptamente. Por isso, Deus assim criou os homens para que no mundo se mantivesse um equilíbrio, além de um movimento construtivo e evolutivo. Porém, não devemos pensar que esse ou aquele tipo de temperamento seja melhor, isso é um grande erro. Possuir um tipo ou mais de temperamento não é opcional. Não importa quem somos, o fato é que, possuímos pontos positivos e negativos. Deixar a vida influenciada pela verdade e domínio de Deus, com a vida equilibrada sob a unção do Espírito santo, é que vai nos permitir êxitos em nossa missão em vida, e em todas as atividades, em meio as nossas relações e interações com as pessoas.
De fato um temperamento equilibra o outro. Observe atentamente esse exemplo ilustrado: O senhor sanguíneo diz: “É melhor eu parar, esse caminho não vai me levar a lugar algum, tenho medo da frustração!” Então retruca o senhor colérico: “ Agüenta que dá... precisa acreditar, não pode recuar.” Surge o senhor melancólico e diz: “Não sei não... Acho que realmente vai ser uma frustração...” Então sugere o senhor fleumático: “ Precisa raciocinar, usar a cabeça, pois as coisas só dão erradas quando entregamos os pontos... Se pararmos no caminho como saberemos o resultado? Tenham calma e prossigam.”
Como observamos, a ciência de Deus no tocante aos temperamentos, é espantosamente perfeita.

5 - O domínio das reações
Enquanto pensarmos que podemos mudar somente através de estarmos intencionados a isso, estaremos equivocados. Uma coisa é a vontade e a outra coisa é a tomada de decisão. É claro que a vontade é um bom começo, pois sem ela não há reação. Mas no mundo dos temperamentos transformados, os sanguíneos são os mais bem sucedidos. A verdade é que, em se tratando de iniciativa para alcançar alguma coisa, é própria do sanguíneo, mas em se tratando de um assunto que diz a respeito de melhorar a vida interior a fim de melhorar a relação com o próximo e, automaticamente melhorar a nossa comunhão com Deus. Com certeza é do interesse do leitor, independente do seu temperamento. Agora é uma questão de se aprofundar mais em Deus e melhorar o seu estilo de vida e comportamento para ser uma benção na família, igreja e em qualquer lugar do seu convívio. Se temos dificuldades e indisposição com alguém, está na hora de rever os nossos conceitos, com base nas escrituras, confessar nossas limitações psicológicas, rejeitando assim os nossos defeitos e permitindo que o Espírito Santo dê um polimento em nossas qualidades para brilharmos como luz do mundo, iluminando a todos que estão ao nosso redor.

6 - Decifrando os Temperamentos
A respeito do temperamento sanguíneo

São pessoas simpáticas, amáveis e calorosas. Conseguem atrair as demais pessoas sem muito esforço. Uma qualidade especial no individuo de temperamento sanguíneo é que, gosta de conversar, Não se inflama de ansiedade e é otimista. É o personagem que falta numa festa pelo seu modo extrovertido e comunicativo. Tem um sangue quente, que faz dele muito dinâmico. É generoso, compassivo, sensível aos sentimentos alheios, é hospitaleiro e adapta-se facilmente ao meio ambiente. Também se destaca pela sua ousadia e impulsividade.
Alguns defeitos: Possui pouca força de vontade, desiste ao detectar barreiras, emocionalmente é instável, pavio curto, egocêntrico, inseguro, medroso, tem grande dificuldade em seguir instruções detalhadas por possuir um raciocínio limitado, muito elétrico, ou seja, quase não para quieto.
Capacidades e talentos: São bons oradores, vendedores, atores, e tem capacidade de liderança pela influência que possuem.

A respeito do temperamento coléricoUm líder nato, otimista, mente criativa, elaborador de projetos e metas, tem objetivos definidos e geralmente os realiza, é um ativista prático é extrovertido moderado, viva a vida em busca de produtividade.
Alguns defeitos: Fraquezas naturais bastante sérias. É alto suficiente, genioso, impetuoso, áspero, cruel, sarcástico, rude e tem a língua muito ferina.
Capacidade e talentos: São bons diretores de Empresas, generais, construtores, políticos ou administradores, porém são, geralmente incapazes de executar trabalhos minuciosos e precisos.

A respeito do temperamento melancólico
Um perfeccionista por natureza, talentoso, sensível, apreciador das belas artes, observador, abnegado, amigo leal e em geral não é extrovertido e raramente se impõe.
Alguns defeitos: Mesmo com dotes especiais existem fraquezas igualmente complexas, de repente estamos de frente a um genioso, crítico, pessimista, egocêntrico, confuso, anti-social e vingativo.
Capacidade e talentos: São bons artistas, músicos, inventores, filósofos e mestres.

A respeito do temperamento fleumáticoDe natureza calma é acessível tendo desprendimento para diálogos, é eficiente, conservador, inspira confiança, espirituoso, possui a mente aberta e criativa, é bem humorado, expressivo, prático, um líder equilibrado e um bom amigo pacificador.
Alguns defeitos: displicente, quando fixa a pensar muito, se desliga do que esteja fazendo, desmotivado, com tendências a ser cabeçudo, ou seja, difícil ceder quando possui uma convicção. Desconfiado, frio e calculista.
Capacidade e talentos: são ótimos professores, cientistas, humoristas, escritores, diplomatas e eficientes líderes.

7 – A verdade sobre a Sabedoria do altoQuando o apostolo Tiago descreve acerca da sabedoria do alto, ele não trata do assunto de uma compreensão meramente inteligente, mas de uma vida sob o domínio da inspiração do Espírito da verdade em nossas vidas, mesmo porque, ele cita tal sabedoria como vinda do alto e não partindo propriamente de uma mente ou intenção humana. Observe: Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.(Tg. 3:17). Sim, ela vem do alto de modo a construir alianças e a reconstruir as relações quebradas. Trata-se de uma força muito especial para um convívio estruturado. Ela possui oito características: Pura, pacifica, moderada, tratável, cheia de misericórdia, bons frutos, imparcial e sincera.
Mesmo entendendo que devemos manter o controle sobre o nosso tipo de temperamento, sobretudo, reivindiquemos a sabedoria do alto como fonte de inspiração para uma saudável relação humana em todas as áreas de nossa vida.

8 – Por que devo buscar transformação?Visto o flagelo do nosso ser corruptível, temos a necessidade de uma urgente transformação, a fim de mantermos o equilíbrio de nosso temperamento. Devemos entender que, quando Jesus disse que precisamos negar a nós mesmos, tal imposição, deve-se ao fato de que temos tendências a errarmos de modo inconseqüente e desastroso. Sem contar que a vida humana e carnal se encontra limitada no entendimento das coisas espirituais. O homem não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura e não pode entende-las porque elas se discernem espiritualmente, mas o que é espiritual discerne as coisas espirituais (I Cor. 2 :14 e 15).
A bíblia diz que seremos transformados:
Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,
num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.(I Cor. 5:51,52)
Um dia o nosso corpo será outro, sem pecado e sem a contaminação da maldade.
A grande razão pela qual as escrituras sugerem enfaticamente que, andemos no espírito em plena ligação com Deus, através da oração, da leitura bíblica e santifiquemos continuamente todo o nosso ser, é pelo fato de que estamos presos num corpo contaminado pelo pecado, ao mesmo tempo atraído pelas coisas que se opõem as coisas do Espírito. Os sentidos de nossa carne são voltados inteiramente para os desejos que não agradam a Deus.

9 - A carne é inimiga de Deus
Outra verdade sobre a carne, é que ela é inimiga de Deus e não é sujeita a sua lei:
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser. (Rm.8:7)
Desta forma a necessidade de andar no espírito é extremamente necessária, até pelo fato de que, quem anda na carne não pode agradar a Deus:
E os que estão na carne não podem agradar a Deus.(Rm.8:8)
O nosso corpo é um corpo lamentavelmente maligno, desde quando o homem perdeu o privilégio de habitar no paraíso, comeu do que lhe era proibido e foi expulso do jardim do Éden, perdeu a pureza divina, a gloria e o resplendor que estava sobre ele.
Foi criado para ser eterno, mas agora a sua carne, o seu corpo é totalmente perecível. Agora precisa urgentemente mortificar as obras do corpo, precisa anular a carne se quiser viver:
Porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. (Rm. 8:13). Esse quadro da maldição sobre o corpo humano precisa se reverter, e isto, somente pela palavra de Deus e pelo Espírito Santo. Como disse Jesus: O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e vida (João 6:63).
Precisamos anular a vontade da carne que se opõe contra Deus, precisamos confessar as nossas fraquezas ao Senhor e pelo poder da oração, nos revestir de Sua graça e declarar que o pecado não nos dominará mais, pois está escrito: Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências, nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça, pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. (Rm 6:12-14).
Não existe temperamento incontrolável, não existem reações inconseqüentes, não existem justificativas dos erros inconcebíveis. É preciso andar no espírito, é preciso ser espiritual. Sem a devida espiritualidade, todo o conhecimento cai por terra, toda boa intenção será inútil. Ninguém conseguirá realizar as coisas boas e construtivas que glorificam a Deus, sem que sejam no espírito. Rejeitemos as limitações carnais e revistamo-nos do Espírito e sejamos vivos e produtivos.
Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. (Gl. 5:16,17)

10 - Crise interior pela realidade do corpo corruptívelNuma ocasião, o apóstolo Paulo demonstrou-se plenamente perturbado ao se deparar com a realidade de sua humanidade, ele disse: Miserável homem que sou, quem me livrará deste corpo mortal?(Rm. 7:24).
Notamos um verdadeiro conflito de um homem inconformado com seu corpo corruptível, obviamente não se trata de um queixume por causa de sua aparência, embora Paulo fosse de baixa estatura, calvo, nariz avantajado, pernas arcadas e de voz rouca. Na verdade a sua revolta deu-se pela complexidade do comportamento humano. O apóstolo, não somente se viu prejudicado por sua deformidade humana e psicológica, como também detectou a maldição existente no seu corpo. Por exemplo: Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne não habita bem algum, e com efeito, o querer esta em mim, mas não consigo realizar o bem, porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. (Rm. 7:18,19). Eis a força do pecado: Ora, se faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. (Rm. 7:20). O apóstolo Paulo parece revelar o pecado como sendo uma doença maldita no corpo, cujos sentidos dominavam a sua alma para fazer o que não queria.
Santifiquemo-nos a Deus para anulação da vontade do nosso corpo. Se nos aplicarmos mais a uma dedicação plenamente no Espírito, a sabedoria do alto nos envolverá de modo que, as nossas relações com todos serão satisfatórias.
Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele.(Prov.16:7).

Conclusão
Devemos assim entender que, o ser humano possui um grande mau sobre si. Lamentavelmente o seu corpo está infectado de uma terrível maldição desde a primeira queda, quando foi criado para ser eterno, mas pela sua desobediência tornou-se mortal. Contaminado pela maldade satânica, transformou-se num corpo inclinado para o pecado e ao mesmo tempo envolvido com os sentidos que se opõem a Deus e as coisas espirituais. A bíblia diz que o pecado destruiu a vida humana de modo que os homens foram expulsos da glória de Deus: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. (Rm. 3:23).
Sendo assim, há uma grande necessidade de o homem se voltar para Deus com o coração sincero, confessando os seus pecados e se apossando de Sua maravilhosa graça. Sobretudo, a sabedoria do alto como estrutura básica em sua vida interior para o dia a dia.
A graça de Deus revelada ao homem é uma porta aberta para a salvação e restauração da vida, pois o homem se perdeu e se descaracterizou perdendo a imagem do Criador. É por isso que a bíblia diz que, o evangelho de Cristo nos repõe essa imagem divina (II Cor. 4:4). Sem contar que a incredulidade predominante trata-se de uma vida carnal se opondo a Deus, ao passo que o afastamento de Deus gera todas as práticas repugnáveis tanto por Deus, quanto pelos homens.
As obras da carne nos prejudicam nos afastando das pessoas, além de nos tirar a possibilidade de herdarmos o reino de Deus.
Observe os estragos individuais no versículo abaixo e veja nas palavras em negrito, o que uma vida carnal pode causar nas relações humanas:
Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.(Gl. 5:19-21).
Portanto, consideremos isto: Mesmo com todas as informações contidas nesta lição, a nossa vida só pode mudar pela vivificação interior, ou seja, precisamos do fruto do Espírito para a inspiração da sabedoria do alto, onde assim podemos controlar o nosso temperamento e todas a reações negativas que se manifestam na carne. Busquemos de modo incansável viver em comunhão com Deus em amor e sempre de boa vontade a obedecer a Sua palavra.
Amados, que sejamos sempre cheios do Espírito Santo.
Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. (Efésios 3:14-19).

Minha oração é para que, você possa adquirir através dessa apostila além de maturidade cristã, a profunda inspiração da verdade e do amor de Deus para que conduzas a sua vida como luz e como um canal de bênçãos à todos que estiverem diante de ti.
E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (I Tes.5:23)

Pr. Aroaldo de Oliveira Nascimento
Bacharel em Teologia pelo Seminário C.E.S.T. Centro de Estudos Teológicos
Pastor Presidente da Missão Internacional Vida Plena - RJ.

Membro da CIMEB – Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil
Atualmente dedica-se como pastor intinerante sob a cobertura do Pastor Moisés de Paiva e pastor Raimundo Lira - Ministério CEFAC - Comunidade Evangélica Família em Cristo
E-mail:
 pr.aroaldo@hotmail.com

Tel.: (22) 9256-1658 / 9839-3130
Os livros que contribuíram para a realização desse estudo:
A Bíblia Sagrada – Versão atualizada de João Ferreira de Almeida
Relações Humanas – Portal da Harmonia Social – Autor: J.F. RuchidTemperamentos
Transformados – Editora Novo Mundo - Autor: Dr. Tim La Haye

2 comentários:

  1. Parabéns Pr Aroaldo, seu blog esta lindo e os conteúdos de excelente qualidade.
    Deus continue derramando sobre ti esa unção de sabedoria .
    Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  2. Deus se preocupa com nossa vida no seu todo. O homem parece gostar de confinar Deus nos templos e fazer distinção entre vida espiritual e vida material. Jesus Cristo nos ensina acerca de tudo. Desde o dinheiro, ao perdão, ao trabalho e também as relações humanas, porém, a maioria de nós não está realmente interessada na verdade, na compreensão ou na sabedoria, mas sim na busca do prazer, vivemos fugindo da dor e com medo. O medo paralisa a nossa mente e o nosso coração, com isso ficamos dispersos para sentir o inteiro e verdadeiro significado da vida.

    Meu querido amigo Pr. Aroaldo, que Deus abençoe ricamente a sua vida, vc é realmente uma grande benção!!!! Estou grata e feliz por contar com sua presença em minha vida!!!!
    Que a Paz do Senhor permaneça sempre contigo!!!!

    ResponderExcluir